A CNTA tem realizado um monitoramento estatístico através de pesquisas específicas para coleta de dados da categoria sobre variados temas.
As informações coletadas através dessas ações subsidiam a atuação da CNTA e norteiam o diálogo com parceiros na busca por soluções efetivas para os caminhoneiros autônomos.
Pesquisa encomendada pela CNTA ao instituto AGP Pesquisas para traçar o perfil do transportador autônomo de cargas. A pesquisa foi aplicada presencialmente entre os dias 4 e 18 de abril de 2022 e contou com uma amostragem de 1.000 caminhoneiros espalhados em cinco pontos do Brasil, sendo eles Paranaguá (PR), Santos (SP), São Paulo (SP), Contagem (MG) e Feira de Santana (BA).
A pesquisa realizada pela CNTA em agosto de 2023 que tem como objetivo traçar um panorama da situação das mulheres na profissão, abordando questões de infraestrutura, mercado de trabalho e segurança.
O levantamento intitulado Como seria um PPD ideal? reuniu mais de 40 perguntas nos temas: higiene, limpeza, alimentação, comunicação, descanso, segurança e serviços. feita pela CNTA (Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos) em parceria com a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), a pesquisa contou com a participação de 1403 transportadores de cargas autônomos e celetistas, entre novembro de 2023 e janeiro de 2024. As respostas contribuirão para a criação de um novo modelo de regras e condições de PPDs que a ANTT fará em 2024.